Amante de Falabella na TV, Renata Brás celebra parceria: "meu padrinho" – QUEM Acontece
Renata Brás (Foto: Globo/Sergio Zalis)
Por Carla Neves
Renata Brás adora e sabe fazer humor. Não à toa foi escalada para interpretar Cleonice, uma das amantes de Vadeco (Miguel Falabella), comandante da Piorá Linhas Aéras – companhia de aviação falida que é a espinha dorsal do humorístico Brasil a Bordo, que estreou na última quinta-feira (25). “Sou solar e adoro levar a vida com bom humor, mesmo em momentos não tão bons”, conta a atriz, de 40 anos, admitindo ter muitos pontos em comum com a personagem. “Sou leve. Às vezes, o mundo está caindo e estou: ‘tá tudo bem’. Adoro a leveza da Cleonice e tenho muito disso também!”.
Contracenar com Miguel, Arlete Salles, Luís Gustavo e outros atores experientes também é motivo de comemoração para Renata, que é de Osasco (SP). “Não me esqueço de um dia em que estava em cena com os três e o Marcos Caruso e pensei: ‘caramba, estou entre esses caras’. Olhei para o céu e agradeci muito a Papai do Céu. São pessoas que sempre admirei e com quem aprendo muito. Trabalhar com eles é uma escola”, elogia.
Renata começou na carreira artística aos três anos de idade, quando começou a estudar dança. “Desde pequena, queria ser bailarina, atriz e cantora e meu primeiro contato com a interpretação foi quando fiz teste para o musical ‘Splish Splash’, com direção do Wolf Maya. Fui fazer o teste só para o corpo de baile, mas ele me deu a oportunidade de fazer o teste para uma personagem, Dayse, a Fofoqueira. Para minha felicidade, passei e me matriculei em uma escola de artes cênicas. Estudei por três anos e nunca mais parei”, lembra.
De lá para cá, fez várias peças de teatro, do drama à comédia. “Fiz a peça ‘Divórcio’, ‘Se Meu Gabinete Falasse’, ‘Amor, Humor, O Resto é Bobagem’, ‘O Clã das Divorciadas’ e fiz alguns musicais: ‘Hairspray’, ‘Grease’, ‘Chicago’, ‘Memórias de um Gigolô’, ‘Cabaret’. Tive uma trajetória nos musicais e no teatro antes, para, então, começar a interpretar na TV”, explica ela, que mora em São Paulo e namora o pianista Fernando Biral.
Atualmente, ela está em cartaz em São Paulo com “Hebe – O Musical”, em que interpreta Nair Bello. “Fazer Nair Bello me trouxe muita alegria. Ao mesmo tempo, certa preocupação, justamente por ser alguém que existiu. Não queria que ficassem caricatos aspectos como a voz dela, que era uma voz peculiar e diferente. Mas no decorrer da construção da personagem foi fluindo. O resultado não é uma cópia e nem uma imitação. A Nair era muito despachada e também sou bastante assim, me identifico muito”, diz.
Às vésperas do Carnaval, Renata está empolgada com a folia este ano. É que ela vai desfilar na Marquês de Sapucaí pela primeira vez na vida. “Vou sair na Unidos da Tijuca, que é a escola carioca que vai homenagear o Miguel Falabella. Estou muito emocionada com o enredo (‘Um coração urbano: Miguel, o Arcanjo das Artes, saúda e povo e pede passagem’), que é lindo. Toda vez que vou cantar me emociono, porque o Miguel é meu conselheiro, meu amigo, meu padrinho”, elogia.
Miguel Falabella e Renata Brás (Foto: Reprodução/Instagram)
Renata Brás é Cleonice em Brasil a Bordo (Foto: Reprodução/Instagram)
Renata Brás é Nair Bello em Hebe – O Musical (Foto: Reprodução/Instagram)